Nova erupção de vulcão deixa pelo menos 10 mortos na Indonésia
Nível de alerta foi elevado para o mais alto no país; moradores foram evacuados
Pelo menos 10 pessoas morreram depois que um vulcão entrou em erupção no leste da Indonésia, na segunda-feira (4). Segundo o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos (PVMG), sete aldeias foram afetadas pela erupção, que lançou rochas e lava contra os locais, provocando inúmeros incêndios.
Ao todo, estima-se que 10,2 mil pessoas foram afetadas pela nova erupção. A maioria foi forçada a deixar as aldeias em que moravam, por estar perto do vulcão.
O Monte Lewotobi Laki-Laki é um dos dois vulcões gêmeos localizados na Ilha das Flores, na província de Nusa Tenggara Oriental. Ele está em erupção desde dezembro do ano passado, e já contava com um aviso para manter distância mínima de 3 km. Com a nova erupção, o governo elevou o nível de alerta para III – o mais alto.
“A atividade vulcânica do Monte Lewotobi Laki aumentou significativamente. Antes, a altura média da coluna de erupção era de 100-1.000 metros, enquanto atualmente a altura média da coluna de erupção é de 500-1.000 metros. Isso provocou um incêndio em uma área residencial devido à ejeção de material incandescente”, disse o PVMG.
+ Chuva na Espanha: Inundação paralisa aeroporto de Barcelona
Atividades sísmicas são historicamente comuns na Indonésia por diversos motivos, entre os quais um se destaca: a localização geológica. O país está numa área sísmica muito ativa, conhecida como "Anel de Fogo" do Pacífico, onde ocorre a maior parte dos terremotos e erupções vulcânicas do mundo. Japão e Tailândia também compartilham o espaço.