Von der Leyen confia que maioria na UE apoiará acordo comercial com Mercosul
Presidente da Comissão Europeia afirma que há número suficiente de Estados membros favoráveis à proposta; assinatura foi adiada para janeiro de 2026
Ursula von der Leyen em Bruxelas | 19/12/2025/Reuters/Stephanie Lecocq
Reuters
Um número suficiente de Estados membros da União Europeia apoiará o acordo comercial entre a UE e o Mercosul para aprová-lo, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na manhã desta sexta-feira (19).
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
Von der Leyen afirmou aos líderes da União Europeia em cúpula em Bruxelas, nessa quinta, que a assinatura do controverso acordo comercial foi adiada para janeiro, pois uma demanda da Itália por mais tempo significava que não havia apoio suficiente.
"Entramos em contato com nossos parceiros do Mercosul e concordamos em adiar um pouco a assinatura", disse von der Leyen, acrescentando que estava "confiante" de que haveria uma maioria suficiente para fechar o acordo.