Publicidade
Mundo

VÍDEO: veja momento em que a polícia do Equador invade embaixada mexicana

Governo do México liberou nesta terça (09) imagens de invasão equatoriana, que provocou ruptura das relações diplomáticas entre os dois países

Imagem da noticia VÍDEO: veja momento em que a polícia do Equador invade embaixada mexicana
• Atualizado em
Publicidade

O Ministério das Relações Exteriores do México divulgou, nesta terça-feira (09), um vídeo que mostra o momento que a polícia equatoriana invade a embaixada mexicana em Quito, capital do Equador. A ação ocorreu na noite da última sexta-feira (05).

+ México rompe relações diplomáticas com Equador

"O mundo testemunhou a violência, o abuso e a subjugação do nosso pessoal mexicano às mãos da polícia equatoriana, bem como a violação da imunidade da nossa embaixada no Equador.", disse o Ministério em uma publicação no X

O que aconteceu?

A polícia do Equador invadiu a embaixada mexicana para prender o ex-vice-presidente equatoriano, Jorge Glas Espinel. O político tinha uma condenação de 6 anos por corrupção, recebeu asilo político do México e estava na embaixada desde dezembro de 2023.

+ Ex-vice-presidente preso após invasão de embaixada é hospitalizado no Equador

Já preso, Glas passou mal nesta segunda-feira (08) após se negar a comer e precisou ser encaminhado ao Hospital Naval de Guayaquil, de acordo com o Serviço Penitenciário (SNAI) do Equador.

Devido à ação equatoriana, o México decidiu romper as relações diplomáticas com o Equador e disse que apresentará o caso no Tribunal Internacional de Justiça (TIJ). Nas redes sociais, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, disse que o caso é considerado uma violação do direito internacional e da soberania do México.

“Isto é uma violação flagrante do direito internacional e da soberania do México, razão pela qual instruí o nosso chanceler a emitir uma declaração sobre este ato autoritário, proceder legalmente e declarar imediatamente a suspensão das relações diplomáticas com o governo do México e Equador”, disse Obrador.

Publicidade

Assuntos relacionados

Mundo
Equador
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade