Venezuela tem apagão de energia e governo Maduro fala em "sabotagem"
Governo disse que está trabalhando para restaurar a energia e classificou o apagão como tentativa “desesperada” de opositores de destituir o presidente
Os venezuelanos acordaram nesta sexta-feira (30) com um grande apagão na capital Caracas e em vários outros estados. O governo do presidente Nicolás Maduro culpou o incidente, que teria começado por volta das 4h50, a uma "sabotagem elétrica".
Em comunicado, o ministro das Comunicações, Freddy Ñáñez, disse que as autoridades estavam trabalhando para restaurar a energia e que todos os 24 estados da Venezuela foram, pelo menos, parcialmente afetados. Ele caracterizou o apagão como uma tentativa “desesperada” dos opositores de Maduro de destituir o presidente de forma violenta.
Mapa Mundi ao vivo da Ucrânia: Rússia faz ataques massivos e Zelensky promete resposta
“Todo o governo nacional foi ativado para superar essa nova agressão”, disse."Ninguém tirará a paz e a tranquilidade dos venezuelanos", completou.
UE diz não reconhecer "legitimidade democrática" de Maduro
A rede elétrica da Venezuela depende fortemente da Represa de Guri, uma enorme usina hidrelétrica inaugurada no final dos anos 1960. O sistema elétrico tem sido sobrecarregado por falta de manutenção, ausência de fontes alternativas de energia e pela perda de talentos de engenharia, já que cerca de 8 milhões de migrantes venezuelanos deixaram o país nos últimos anos.
* Por Associated Press