IPVA 2026 SP: Sefaz divulga valores dos veículos e calendário de pagamento
Pesquisa da Fipe já permite consulta do valor venal; motos de até 150 cilindradas podem ficar isentas do imposto

Agência SBT
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) publicou nesta segunda-feira (15) a pesquisa elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com os valores venais dos veículos que servirão de base para o cálculo do IPVA 2026.
Os dados já estão disponíveis para consulta e o imposto poderá ser pago a partir de janeiro.
Os proprietários já podem consultar o valor venal do veículo no Sistema de Veículos (Sivei), página simplificada no site da Sefaz-SP. Basta informar a placa do automóvel. Em breve, o IPVA 2026 estará disponível para pagamento na rede bancária.
O levantamento da Fipe considera 13.571 modelos e versões de todas as marcas, com base nos preços praticados no varejo entre setembro e outubro de 2025.
Em comparação com o mesmo período de 2024, os valores de mercado tiveram valorização média de 2,51%.
A frota paulista soma cerca de 30,1 milhões de veículos. Desse total 19,2 milhões pagam IPVA, 9,9 milhões são isentos por terem mais de 20 anos de fabricação e cerca de 1 milhão é isento, imune ou dispensado do pagamento (taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, veículos oficiais e transporte urbano).
Alíquotas do IPVA 2026
As alíquotas permanecem inalteradas: 4% para carros de passeio, 2% para motocicletas, caminhonetes cabine simples, ônibus, micro-ônibus e máquinas pesadas, 1,5% para caminhões e 1% para veículos de locadoras registrados em SP.
Isenção para motos 150 cilindradas e veículos sustentáveis
A principal novidade para 2026 é a proposta do Governo de São Paulo, enviada à Assembleia Legislativa em regime de urgência, que isenta do IPVA motocicletas, ciclomotores e motonetas de até 150 cilindradas de propriedade de pessoas físicas, desde que estejam com registro e licenciamento em dia.
A medida pode beneficiar milhões de paulistas, especialmente entregadores e prestadores de serviço que utilizam a moto como instrumento de trabalho.
Também permanece a isenção de IPVA para:
- Veículos movidos a hidrogênio
- Híbridos flex (elétrico + etanol) com valor de até R$ 250 mil
- Ônibus e caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio ou gás natural, incluindo biometano.
O incentivo prevê escalonamento anual e, a partir de 2027, aplicação gradual de alíquotas até 2030.
Calendário de pagamento do IPVA 2026
Os vencimentos variam conforme o final da placa do veículo.
À vista:
- Janeiro: cota única com 3% de desconto;
- Fevereiro: cota única sem desconto.
Parcelamento:
- Em até 5 vezes, de janeiro a maio, sem desconto.
Caminhões:
- Janeiro: pagamento integral com 3% de desconto;
- Abril: cota única sem desconto;
- Parcelamento em até 5 vezes, com vencimentos entre março e setembro.
Formas de pagamento do IPVA 2026
O pagamento pode ser feito com o RENAVAM pela rede bancária credenciada.
O Pix é a forma preferencial em São Paulo, com QR Code gerado exclusivamente no site da Sefaz-SP e aceito por mais de 900 instituições financeiras.
Também são aceitos internet banking, terminais de autoatendimento, casas lotéricas, cartão de crédito em empresas credenciadas
Atrasos no IPVA 2026
Quem atrasar o pagamento do IPVA está sujeito a multa diária de 0,33%, limitada a 20% após 60 dias, juros com base na taxa Selic.
A inadimplência também pode resultar em inscrição na Dívida Ativa, inclusão no Cadin Estadual. impedimento de licenciamento, apreensão do veículo, multa e 7 pontos na CNH.







