Ucrânia sofre maior ataque aéreo da Rússia desde julho
Força Aérea Ucraniana disse que russos usaram 574 drones e 40 mísseis no ataque noturno ao país

SBT News
com informações da Reuters
A Ucrânia sofreu, na noite de quarta-feira (20), o maior ataque aéreo russo de agosto. Os bombardeios deixaram ao menos uma pessoa morta, 18 feridas e atingiram instalações civis no oeste do país, segundo informações de autoridades locais nesta quinta-feira (21).
De acordo com a Força Aérea da Ucrânia, a Rússia lançou 574 drones e 40 mísseis durante a operação, sendo a maior ofensiva aérea registrada em agosto.
Na cidade de Mukachevo, na região de Zakarpattia, um ataque com mísseis destruiu depósitos de uma fabricante norte-americana de eletrônicos e feriu 15 pessoas. Imagens exibidas pela televisão estatal mostraram o governador regional, Myroslav Biletskyi, ao lado do prédio em chamas.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, condenou a ofensiva, classificando a fábrica como uma “instalação totalmente civil, que não tem nada a ver com defesa ou forças armadas”.
"Este não é o primeiro ataque russo a empresas norte-americanas na Ucrânia, depois de ataques a escritórios da Boeing em Kiev no início deste ano e outros ataques", disse em publicação no X (antigo Twitter).
+ Rússia exibe poder de fogo com mais de 150 navios e 120 aeronaves no Oceano Pacífico
Em Lviv, também no oeste ucraniano, um ataque matou uma pessoa, deixou três feridas e danificou 26 casas, de acordo com o governador Maksym Kozytskyi.
Moscou nega alvejar civis, mas tem realizado ataques com mísseis e drones contra cidades distantes da linha de frente. A ofensiva ocorre em meio a negociações internacionais lideradas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tentar encerrar o conflito.
Desde o início da guerra, milhares de civis, a maioria ucranianos, já perderam a vida em decorrência da ofensiva russa.