Publicidade
Mundo

Ucrânia convoca representante do Vaticano após papa pedir que Kiev apresente "bandeira branca"

Declaração de Francisco também foi criticada por aliados do governo ucraniano

Imagem da noticia Ucrânia convoca representante do Vaticano após papa pedir que Kiev apresente "bandeira branca"
Papa Francisco acenando em audiência geral (Reprodução/Vatican News)
Publicidade

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia convocou, nessa segunda-feira (11), o representante do Vaticano. A ação ocorre em meio às críticas do governo sobre a fala do papa Francisco, que disse, no último fim de semana, que os ucranianos deveriam ter coragem para apresentar uma “bandeira branca” e negociar o fim da guerra.

+ Papa lamenta mortes na guerra e pede solução diplomática para Ucrânia

"Visvaldas Kulbokas foi informado de que a Ucrânia está desiludida com as palavras do Pontífice relativamente à 'bandeira branca'. O chefe da Santa Sé deveria ter enviado sinais à comunidade internacional sobre a necessidade de unir forças imediatamente para garantir a vitória do bem sobre o mal, e apelar ao agressor, não à vítima", disse o ministério.

O líder da pasta, Dmytro Kuleba, já havia se pronunciado sobre o assunto. Pelas redes sociais, o ministro enfatizou que a bandeira pela qual os ucranianos lutam é "amarela e azul" – referindo-se às cores do país – e que nunca levantariam outra bandeira.

O Vaticano procurou corrigir a situação, indicando que a "bandeira branca" não seria uma forma de rendição, mas de uma cessação das hostilidades. A tentativa, no entanto, não obteve resultados positivos, com aliados da Ucrânia, como Estados Unidos, Polônia, Letônia e Alemanha criticando e questionando a declaração de Francisco.

+ Desgaste da guerra na Ucrânia é evidente e pode levar a 'trégua sem paz'

"Que tal, para equilibrar, encorajar [o presidente russo Vladimir] Putin a ter a coragem de retirar o seu exército da Ucrânia? A paz viria imediatamente, sem a necessidade de negociações", disse Radoslaw Sikorski, ministro das Relações Exteriores polaco.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade