Publicidade
Mundo

Trump se encontra com novo líder da Síria durante visita à Arábia Saudita

Presidente dos EUA reuniu-se com Ahmed Al-Sharaa, ex-procurado pelo serviço secreto americano, após suspensão de sanções contra a Síria

• Atualizado em
Publicidade

Durante visita oficial à Arábia Saudita, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu com o novo líder da Síria, Ahmed Al-Sharaa. Até poucos meses atrás, Al-Sharaa era procurado pelo serviço secreto americano.

A imagem do encontro com seis líderes árabes, integrantes de um grupo de cooperação econômica do Golfo Pérsico, foi amplamente divulgada.

Logo após o evento oficial, Trump participou de uma reunião reservada com Al-Sharaa, agora presidente interino da Síria. O encontro aconteceu um dia depois do anúncio da suspensão das sanções econômicas impostas pelos EUA ao país.

+ "Brasil não tem medo competir com os EUA", diz Lula sobre aproximação com a China

Ahmed Al-Sharaa lidera o grupo rebelde HTS, que derrubou o governo de Bashar al-Assad. A facção tem origem como braço da Al-Qaeda e, até dezembro, seu líder era alvo de uma recompensa de 10 milhões de dólares oferecida pelo governo americano.Hoje, o mesmo homem é elogiado por Trump.

"Ele é um cara jovem, atrativo, com um passado pesado. Um lutador", declarou o presidente dos Estados Unidos, durante deslocamento ao Catar.

No Palácio de Doha, a comitiva americana participou de um jantar oficial. Durante a visita, EUA e Catar firmaram acordos comerciais que somam mais de um trilhão de dólares.

Nos bastidores, um dos temas mais comentados foi a proposta de substituição do Air Force One. Um avião foi oferecido ao governo americano como presente, mas Trump afirmou que o presente é destinado ao Departamento de Defesa e que seria um desperdício recusá-lo. A aeronave ainda precisa passar por reformas antes de ser liberada para uso.

Enquanto isso, autoridades de Washington já se deslocaram para a Turquia, onde ocorrerá uma reunião entre representantes da Rússia e da Ucrânia. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky confirmou presença, mas a participação do líder russo Vladimir Putin ainda não foi confirmada. Trump comentou que Putin gostaria de sua presença no encontro e que isso é uma possibilidade.

A reunião está marcada para esta quinta-feira. Até lá, Trump continua com compromissos no Oriente Médio, agora nos Emirados Árabes Unidos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade