Mundo

Trump recua e adia tarefas sobre o México até 2 de abril

Não haverá alívio tarifário para o Canadá; Alckmin se reunirá com ministro do comércio para discutir tarifas

Imagem da noticia Trump recua e adia tarefas sobre o México até 2 de abril
Presidente Donald Trump anunciou tarifa de 25% sobre aço e alumínio | Shealah Craighead
• Atualizado em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (6) que o México não será obrigado a pagar tarifas sobre quaisquer produtos que se enquadrem no Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA) até dois de abril.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Trump disse que conversou com a presidente do México, Claudia Sheinbaum. "Concordei que o México não será obrigado a pagar tarifas sobre qualquer coisa que se enquadre no acordo USMCA", escreveu na rede social, Truth Social.

As tarifas entraram em vigor na terça-feira (4), e desde então, Trump fez duas mudanças. Na quarta-feira (5), ele anunciou que montadoras em conformidade com o USMCA receberiam uma isenção de um mês das tarifas de 25% impostas aos dois maiores parceiros comerciais dos EUA no início desta semana.

Após a imposição de tarifas, China, Canadá e México anunciaram medidas retaliatórias. "É provável que [a suspensão] cubra todos os bens e serviços em conformidade com o USMCA, de modo que o que faz parte do acordo do presidente Trump com Canadá e México provavelmente obterá uma isenção dessas tarifas", disse o secretário de Comércio Howard Lutnick à CNBC nesta quinta.

Pouco depois dos comentários de Lutnick, Trump confirmou esse alívio tarifário para o México, mas não mencionou alívio para o Canadá, alegando que o primeiro-ministro está "usando o problema das tarifas. que ele em grande parte causou, para se candidatar novamente ao cargo".

Nesta quinta, Trudeau afirmou que o Canadá "continuará em guerra comercial" com os EUA mesmo que haja "pausas" nas tarifas.

Embora o Brasil ainda não tenha sido alvo direto, medidas como a taxação de aço, do alumínio e da madeira, além de cobranças sobre produtos agrícolas, podem afetar setores importantes da economia brasileira.

Últimas Notícias