Publicidade
Mundo

Trump indica possível redução nas tarifas sobre produtos da China, mas descarta zerar taxas

Fala do presidente dos EUA acontece após secretário do Tesouro do país, Scott Bessent, classificar tarifas elevadas como insustentáveis

Imagem da noticia Trump indica possível redução nas tarifas sobre produtos da China, mas descarta zerar taxas
Donald Trump | Divulgação/Casa Branca
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinalizou nesta quarta-feira (23), durante um evento na Casa Branca, uma possível mudança de rumo na guerra comercial com a China. Em meio à volatilidade no mercado, Trump afirmou que as altas tarifas impostas a produtos chineses "vão cair substancialmente, mas não chegarão a zero".

As declarações mostram uma mudança no tom adotado anteriormente pelo presidente, que havia elevado as tarifas sobre produtos chineses a 145%. "Tenho certeza de que 145% é muito alto e não vai ser tão alto, não vai chegar a esse nível", declarou Trump a repórteres no Salão Oval.

+ Corpo de Papa Francisco é velado na Basílica de São Pedro; Acompanhe ao vivo

"Vai cair substancialmente, mas não será zero. Já foi zero. Fomos simplesmente destruídos. A China estava nos passando para trás e... Isso não vai mais acontecer", completou.

A fala acontece após declarações do secretário do Tesouro, Scott Bessent, feitas mais cedo, que classificou as tarifas elevadas como insustentáveis e demonstrou expectativa por uma desaceleração nas tensões comerciais entre os dois países.

Em coletiva de imprensa nesta quarta (23), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, reiterou a oposição de Pequim ao aumento das tarifas. "Lutaremos até o fim se quiserem uma guerra tarifária, mas se quiserem negociar, nossa porta está aberta", afirmou.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade