Publicidade
Mundo

Papa Francisco é velado na Basílica de São Pedro; Acompanhe ao vivo

Caixão poderá ser visitado por fiéis entre esta quarta-feira (23) e sexta-feira (25); funeral está marcado para sábado (26)

• Atualizado em
Publicidade

O caixão com o corpo do Papa Francisco chegou à Basílica de São Pedro, no Vaticano, na manhã desta quarta-feira (23). Transportado em procissão, o caixão aberto deixou a capela da Casa Santa Marta, onde o pontífice morava, sob as badaladas de luto do sino. Antes, houve uma oração presidida pelo cardeal Kevin Farrell.

+ Papa reformador e amigo dos pobres: quem foi Francisco

O cortejo passou pela Praça de Santa Marta e pela Praça dos Protomártires Romanos, e contou com a presença de cardeais e fiéis. O caixão entrou sob aplausos na Basílica de São Pedro, onde permanecerá até sexta-feira (25) para que as pessoas possam se despedir do pontífice. Ao todo, espera-se que 1,5 milhão de fiéis compareçam ao local.

A visitação pública ao caixão do papa será permitida nos seguintes horários:

  • Quarta-feira (23): das 11h às 0h (6h às 19h no horário de Brasília);
  • Quinta-feira (24): das 7h às 0h (1h às 19h no horário de Brasília);
  • Sexta-feira (25): das 7h às 19h (1h às 14h no horário de Brasília);
Confira o post no Instagram: https://www.instagram.com/p/DIx_QoFMlZf/

Jorge Mario Bergoglio morreu na madrugada de segunda-feira (21), aos 88 anos, após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) seguido de insuficiência cardíaca. O pontífice foi encontrado na Casa Santa Marta, onde vinha se recuperando de um quadro de pneumonia bilateral.

Segundo cronograma da Santa Sé, o funeral será no sábado (26), com missa às 10h (5h no horário de Brasília). A cerimônia, que será comandada pelo Decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, terá a presença de autoridades religiosas e chefes de Estado e de governo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já confirmou presença.

Diferente de outros papas, Francisco pediu para ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, ao invés da tradicional Basílica de São Pedro. Em seu testamento, o pontífice pediu uma lápide simples, sem decoração especial e com única inscrição: Franciscus.

+ Em artigo de opinião póstumo, Papa Francisco pede fim da violência em Gaza

“Desejo que minha última viagem terrena se conclua justamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde costumava rezar no início e no fim de cada Viagem Apostólica, confiando com fé minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecendo-Lhe pelo cuidado dócil e materno. O sepulcro deve estar na terra; simples, sem ornamentos especiais”, escreveu Francisco.

Conclave

Com a morte de Francisco, a Igreja Católica fica em estado de "sede vacante". Até que seja conhecido o nome do futuro papa, a direção da Santa Sé fica sob a responsabilidade do Colégio Cardinalício, composto atualmente por 252 cardeais. Destes, 135 participarão do conclave para escolher o novo líder da igreja. Para ser eleito, o novo papa precisa de dois terços dos votos.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade