Publicidade
Mundo

ONU pede que Israel suspenda assentamento que pode dividir Cisjordânia e isolar Jerusalém Oriental

Porta-voz da ONU diz que projeto em Maale Adumim viola o direito internacional e ameaça solução de dois Estados

Imagem da noticia ONU pede que Israel suspenda assentamento que pode dividir Cisjordânia e isolar Jerusalém Oriental
Porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric | Reprodução/Reuters
,
Publicidade

A Organização das Nações Unidas (ONU) fez um apelo nesta quinta-feira (14) para que Israel reverta a decisão de retomar a construção de um assentamento há muito adiado, que poderia dividir a Cisjordânia e isolá-la de Jerusalém Oriental. Segundo o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, os assentamentos israelenses violam o direito internacional e aprofundam a ocupação.

+ ONGs humanitárias pedem que Israel acabe com "militarização da ajuda" em Gaza

"Nossa posição sobre os assentamentos é clara: eles violam o direito internacional. Na Cisjordânia ocupada, incluindo Jerusalém Oriental, os assentamentos e o regime que os sustenta afastam ainda mais a perspectiva de uma solução de dois Estados", disse Dujarric.

Mais cedo, o ministro das Finanças de extrema-direita de Israel, Bezalel Smotrich, afirmou ter aprovado planos para um assentamento que, segundo seu gabinete, "enterraria" a possibilidade de criação de um Estado palestino.

+ Ataque israelense em Gaza deixa 123 pessoas mortas nas últimas 24 horas

O projeto, em Maale Adumim, foi congelado em 2012 e novamente em 2020, após pressão dos Estados Unidos, aliados europeus e outras potências, que consideravam a iniciativa um obstáculo a um futuro acordo de paz.

A medida surge em um momento de crescente isolamento diplomático para Israel, que já enfrenta críticas de antigos aliados por sua ofensiva militar em Gaza. Alguns desses países anunciaram que reconhecerão oficialmente o Estado palestino na próxima Assembleia-Geral da ONU, prevista para setembro.

Para os palestinos, a expansão de assentamentos na Cisjordânia – acelerada desde o início da guerra em Gaza – ameaça eliminar qualquer possibilidade de construção de um Estado independente.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade