Mundo

Trump diz que não haverá novas eleições na Venezuela nos próximos 30 dias

Presidente dos EUA afirmou que processo eleitoral ainda 'vai levar um tempo' para ocorrer; prioridade, segundo ele, é 'consertar o país'

Imagem da noticia Trump diz que não haverá novas eleições na Venezuela nos próximos 30 dias
O presidente dos EUA, Donald Trump | Daniel Torok/Official White House Photo
• Atualizado em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não haverá novas eleições na Venezuela nos próximos 30 dias. A declaração foi dada nesta segunda-feira (5), durante participação dele no programa "Meet the Press", da emissora NBC News.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

"Primeiro precisamos consertar o país. Não dá para ter eleição. Não há a menor chance de as pessoas sequer votarem", disse Trump. "Não, vai levar um tempo. Precisamos cuidar para que o país se recupere."

Ainda na entrevista, Trump voltou a afirmar que os EUA não estão em guerra com a Venezuela. Segundo ele, a guerra norte-americana é contra quem vende drogas, "com quem esvazia suas prisões em nosso país, com seus viciados em drogas e com seus hospitais psiquiátricos".

Trump também falou sobre a questão do petróleo. Segundo ele, os EUA podem subsidiar um esforço das empresas petrolíferas para reconstruir a infraestrutura energética do país, um projeto poderia levar menos de 18 meses para ser concluído.

Trump alega que a operação militar na Venezuela é justificada pelo fato de o país representar uma suposta "ameaça" aos EUA. De acordo com dados americanos, a Venezuela é um país de trânsito de cocaína com destino à Europa e aos EUA e um refúgio para grupos criminosos.

Apesar disso, Trump vem colocando o petróleo no centro do debate em entrevistas recentes. Logo em sua primeira coletiva de imprensa após o ataque do último sábado (3), ele criticou a indústria petrolífera venezuelana e afirmou que extrairia uma "riqueza sem precedentes" do solo, que em parte iriam para os EUA.

"Eles não estavam bombeando quase nada [de petróleo], em comparação ao que poderiam bombear. Vamos levar nossas maiores companhias de petróleo dos EUA. Elas vão entrar, gastarão bilhões de dólares, vão consertar a infraestrutura do petróleo e começarão a fazer dinheiro para o país", disse.
"Vamos extrair uma riqueza sem precedentes do solo, que será levada ao povo da Venezuela e a pessoas de fora da Venezuela. E também será trazida aos EUA como forma de reembolso pelos danos causados a nós", acrescentou.

Assuntos relacionados

Donald Trump
Eleições
Venezuela

Últimas Notícias