Delcy Rodríguez: saiba quem é a presidente interina da Venezuela
Irmã de um dos líderes mais influentes do chavismo, Delcy tem carreira sólida e atua no centro da crise diplomática com os Estados Unidos

Agência Brasil
Delcy Rodríguez, vice-presidente da Venezuela, tomou posse nesta segunda-feira (5) como presidente interina do país. A cerimônia ocorreu na Assembleia Nacional da Venezuela. Rodríguez assumiu o cargo após a ação militar realizada em território venezuelano que resultou na prisão do ditador Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores.
Quadro histórico do chavismo, Delcy acumula uma longa trajetória política e hoje é uma das figuras centrais na disputa por influência sobre a estatal de petróleo do país, a PDVSA.
Nascida em Caracas, em 23 de novembro de 1969, Delcy cresceu em uma família ligada à militância marxista e aos movimentos de esquerda.
O pai, Jorge Antonio Rodríguez, foi militante marxista, preso, torturado e morto sob custódia do Estado em 1976, durante o antigo regime político venezuelano. Na época, Delcy tinha 10 anos.
Ela é irmã de Jorge Rodríguez, atual presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, considerado um dos nomes mais influentes do chavismo.
Carreira Política
Delcy construiu sua carreira ao longo da chamada Revolução Bolivariana, iniciada em 1999 com Hugo Chávez. Entre os principais cargos, estão deputada, chefe de gabinete de Chávez, em 2006; ministra da Comunicação e Informação, em 2013, já no 1º governo Maduro
Delcy também foi ministra das Relações Exteriores da Venezuela, de 2014 a 2017, quando articulou a saída do país da OEA, presidente da Assembleia Nacional Constituinte (ANC), em 2017 e 2018 e vice-presidente da República, desde junho de 2018, escolhida diretamente por Maduro (na Venezuela, o vice não é eleito em chapa).
Em 2024, Delcy assumiu também o Ministério da Economia e passou a atuar na gestão estratégica do petróleo venezuelano.







