Publicidade
Mundo

Trump diz que Hamas está pronto para "paz duradoura" após sinalização sobre libertação de reféns

Presidente dos EUA afirma que Israel deve suspender bombardeios em Gaza para garantir segurança na entrega dos reféns

Imagem da noticia Trump diz que Hamas está pronto para "paz duradoura" após sinalização sobre libertação de reféns
Presidente dos EUA Donald Trump na Casa Branca (25/8/2025) | Reuters/Jonathan Ernst
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (3) que o Hamas está pronto para "uma paz duradoura". A fala ocorreu horas depois de o grupo palestino afirmar que aceita liberar todos os reféns israelenses, vivos e mortos, como parte do plano de paz apresentado por Washington para encerrar a guerra em Gaza.

+Hamas diz que pode libertar reféns em troca de acordo de paz com Israel

Em publicação na rede Truth Social, Trump disse que Israel deve interromper imediatamente os bombardeios à Faixa de Gaza para permitir que a operação de resgate seja conduzida “com segurança e rapidez”.

“Com base na declaração recém-emitida pelo Hamas, acredito que eles estão prontos para uma PAZ duradoura. Israel deve interromper imediatamente o bombardeio de Gaza, para que possamos resgatar os reféns com segurança e rapidez. Neste momento, é perigoso demais fazer isso. Já estamos discutindo detalhes a serem acertados. Não se trata apenas de Gaza, trata-se da PAZ há muito almejada no Oriente Médio”, escreveu Trump.

+"Temos que garantir que o sofrimento acabe”, diz irmão de israelense sequestrado pelo Hamas

O Hamas também declarou que aceita transferir a administração de Gaza a um órgão independente formado por tecnocratas palestinos, “com base em consenso nacional e com apoio árabe e islâmico”.

Em outro trecho, o grupo destacou que "questões relativas ao futuro da Faixa de Gaza e aos direitos legítimos do povo palestino estão ligadas a uma posição nacional unificada e às resoluções internacionais pertinentes". Segundo o comunicado, esses pontos “serão tratados por meio de um quadro palestino abrangente, do qual o Hamas participará e contribuirá de forma responsável”.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade