Trump deve aceitar avião de luxo de presente da família real do Catar
Boeing 747-8 vai substituir o 'Air Force One', aeronave oficial da Presidência dos EUA, segundo imprensa americana

Gabriela Tunes
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai receber um avião de luxo como presente da família real do Catar, segundo a imprensa norte-americana. O mandatário cogita usá-lo como o 'Air Force One', aeronave oficial da Presidência dos EUA.
O jato, modelo Boeing 747-8 Jumbo, será entregue durante a visita do americano ao país do Oriente Médio, nesta semana. A informação foi divulgada neste domingo (11) inicialmente pela ABC News e depois pelo jornal The New York Times.
+ EUA anunciam "progresso substancial" em negociações de tarifas com a China
De acordo com a ABC News, o avião será usado até janeiro de 2029, pouco antes de Trump finalizar o mandato. A expectativa é que a aeronave atual seja transferida para uma fundação relacionada à futura construção de uma biblioteca presidencial.
A imprensa estadunidense destacou que o presente está sendo alvo de polêmicas quanto à legalidade entre os próprios servidores do governo americano. Isso porque a Constituição dos Estados Unidos não permite que presidentes aceitem presentes de reis, príncipes e chefes de estado sem a devida aprovação do Congresso.
Um Boeing 747-8 comercial custa em torno de US$ 400 milhões (R$ 2,26 bilhões).