Mundo

Trump assina decreto que proíbe entrada de cidadãos de 12 países nos EUA

Outros sete países terão restrições parciais; medida visa reforçar segurança nacional, afirma governo norte-americano

Imagem da noticia Trump assina decreto que proíbe entrada de cidadãos de 12 países nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na noite desta quarta-feira (4) um decreto que proíbe totalmente a entrada de cidadãos de 12 países no país e impõe restrições parciais a outros sete.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A medida, segundo o governo, tem como objetivo proteger a população americana contra ameaças terroristas e riscos à segurança nacional e pública.

A decisão tem como base um relatório apresentado em 9 de abril de 2025, que apontou falhas graves nos sistemas de triagem e verificação de diversos países.

O documento considera que, em alguns casos, essas deficiências justificam a suspensão total ou parcial da entrada de cidadãos nos EUA.

Os países com bloqueio total são: Afeganistão, Chade, Congo, Eritreia, Guiné Equatorial, Haiti, Irã, Iêmen, Líbia, Mianmar, Somália e Sudão.

Já os países com restrições parciais de viagem são: Burundi, Cuba, Laos, Serra Leoa, Togo, Turcomenistão e Venezuela.

A medida vale apenas para cidadãos estrangeiros desses países que estiverem fora dos Estados Unidos na data de publicação do decreto e que não possuírem visto válido nesse momento.

“Os Estados Unidos devem estar vigilantes durante o processo de emissão de vistos para garantir que os estrangeiros aprovados para admissão não prejudiquem os americanos ou nossos interesses nacionais”, diz um trecho do comunicado oficial.

Assuntos relacionados

Donald Trump
Trump
Estados Unidos

Últimas Notícias