Publicidade
Mundo

Trump anuncia mais um acordo de cessar-fogo entre Ucrânia e Rússia após ligação de duas horas com Putin

Medida é a segunda negociação feita pelo presidente americano

Imagem da noticia Trump anuncia mais um acordo de cessar-fogo entre Ucrânia e Rússia após ligação de duas horas com Putin
Trump anuncia mais um acordo de cessar fogo entre Ucrânia e Rússia, após ligação de duas horas com Putin | Foto: reprodução: TASS/AP
• Atualizado em
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (19), um novo acordo de cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia. A informação foi divulgada após uma ligação de mais de duas horas com o presidente russo, Vladimir Putin. Segundo Trump, "o tom e o espírito da conversa foram excelentes”.

+ Após três meses de bloqueio, caminhões com ajuda humanitária entram em Gaza

A medida é a segunda negociação feita pelo presidente americano. Na última quinta-feira (15), um possível acordo aconteceria em Istambul, na Turquia. Entretanto, após Putin confirmar que não compareceria, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também desistiu de participar.

Em publicação feita na rede social Truth Social, Trump afirmou que as negociações para o cessar-fogo devem começar imediatamente. Ele acrescentou ainda que o Vaticano demonstrou interesse em sediar as tratativas entre os dois países.

"As condições para isso serão negociadas entre as duas partes, como só pode ser, porque elas conhecem detalhes de uma negociação dos quais ninguém mais teria conhecimento. O tom e o espírito da conversa foram excelentes. Se não foram, eu diria isso agora, e não mais tarde", afirmou Trump.
Declaração de Trump após a ligação | Foto: reprodução/Truth Social
Declaração de Trump após a ligação | Foto: reprodução/Truth Social

Em declaração à mídia estatal russa TASS, Putin afirmou estar pronto para trabalhar em um "memorando de acordo de paz" com os ucranianos, mantendo a posição de só aceitar um cessar-fogo quando o que considera "as causas do conflito" forem negociadas.

"A Rússia está pronta e continuará a trabalhar com o lado ucraniano em um memorando sobre um potencial futuro tratado de paz, delineando uma série de posições, como princípios de acordo, o prazo para assinatura de um potencial acordo de paz e assim por diante, incluindo um potencial cessar-fogo por um determinado período, caso acordos relevantes sejam alcançados", disse o líder russo.

+ Após 3 meses de bloqueio, Israel permite entrada de "quantidade básica" de alimentos em Gaza

Problemas nas negociações

Apesar de Trump seguir pressionando por um cessar-fogo oficial, as delegações da Rússia e da Ucrânia continuam sofrendo para chegar a um acordo.

Em abril, Zelensky reforçou que não aceitará entregar parte do território como condição de paz. A fala veio após Washington sugerir que Kiev abrisse mão da Crimeia – região ucraniana anexada pela Rússia em 2024 – como parte de um possível tratado de paz. Segundo o líder, a guerra deve terminar sem benefício territorial para Moscou.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade