Torcedores que proferiram insultos raciais contra Vinicius Jr. são condenados na Espanha
Pena contra fãs do Real Valladolid foi de um ano de prisão; apoiadores do Valência já haviam sido julgados no ano passado

SBT News
Cinco torcedores que proferiram insultos racistas contra Vinicius Jr. foram condenados a um ano de prisão pelo Tribunal Provincial de Valladolid.
+ Com incêndios e seca, mundo bate recorde de perda florestal em 2024 A decisão foi proferida nesta quarta-feira (21). Além da pena de prisão, os criminosos também pagarão uma multa que varia entre 1.080 e 1.620 euros. Para suspender a pena de prisão, eles aceitaram não cometer nenhum delito e não frequentar estádios de futebol por um período de 3 anos.
As ofensas racistas contra o jogador brasileiro aconteceram durante uma partida do Real Madrid contra o Real Valladolid, em dezembro de 2022.
De acordo com a Laliga, a primeira divisão do futebol espanhol, "a decisão judicial representa um marco sem precedentes na luta contra o racismo no esporte na Espanha, onde, até o momento, as decisões judiciais tratavam de condutas contra a integridade moral com agravante racial. O fato de esta decisão se referir explicitamente a crimes de ódio associados a insultos racistas reforça a mensagem de que a intolerância não tem lugar no futebol."
+ "Modo IA": Google amplia uso de inteligência artificial na plataforma
Outras condenações
Em junho do ano passado, outros três torcedores do Valência haviam sido condenados a oito meses de prisão pelo mesmo crime. Neste caso, as ofensas racistas contra Vinicius Jr. haviam acontecido no estádio Mestalla, em maio de 2023.