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"Modo IA": Google amplia uso de inteligência artificial na plataforma

Novo recurso está disponível, por enquanto, apenas nos Estados Unidos; empresa também aposta em pacote pago para expandir serviços

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O Google anunciou nesta terça-feira (20) novos recursos de inteligência artificial que prometem mudar a forma como as pessoas pesquisam. Já disponível para todos os usuários nos Estados Unidos, o "modo IA" busca em uma interação mais natural, com respostas em formato de conversa, semelhante ao que as plataformas de inteligência artificial já entregam.

Liberado após dois meses de testes, o modelo IA Gemini 2.5 passará a alimentar diversas funções, incluindo testes para automatizar compras de ingressos, pesquisas em vídeos ao vivo e integração com dados pessoais dos usuários por meio do Gmail. A iniciativa concentra o acesso na plataforma, reduzindo o tráfego para os sites.

No evento de lançamento, a empresa também anunciou a criação de um pacote de assinatura “Ultra”, que custa US$ 250 por mês (equivalente a R$ 1.417,10) e oferece acesso ampliado às ferramentas de IA, além de 30 terabytes de armazenamento.

Além disso, o Google revelou planos para lançar novos óculos inteligentes equipados com Android XR e assistente por voz, em parceria com as marcas Gentle Monster e Warby Parker. O modelo sucede o Google Glass, descontinuado após críticas de privacidade, e criado há 13 anos.

Mudança no comportamento de busca

Desde que a empresa implementou os primeiros resumos gerados por IA nos resultados, os usuários passaram a fazer perguntas mais complexas e a depender menos de links externos. Dados da empresa BrightEdge indicam que as taxas de cliques caíram quase 30% no último ano, o que revela uma mudança no hábito de navegação. Ainda assim, o Google acredita que a IA trará mais engajamento e está confiante na precisão das respostas.

Concorrência e impacto no mercado

Apesar de enfrentar a concorrência com plataformas emergentes, como o ChatGPT e a Perplexity, e lidar com os processos de antitruste nos EUA, ou seja, um conjunto de leis que impedem a formação de monopólios, o Google segue liderando o tráfego de informação na internet, uma posição que, segundo o próprio modo IA da empresa, tende a se fortalecer com a consolidação dessas novas funcionalidades.

*Com informações da Associated Press

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