Terremoto de magnitude 6,3 atinge o Afeganistão e deixa ao menos 20 mortos
Abalo ocorreu a uma profundidade de 28 km perto da cidade de Mazar-i-Sharif, no norte do país


Camila Stucaluc
Um terremoto de magnitude 6,3 na escala Richter atingiu o norte do Afeganistão na madrugada desta segunda-feira (3). Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o abalo ocorreu a uma profundidade de 28 km perto de Mazar-i-Sharif, quarta cidade mais populosa do país.
As províncias de Balkh e Samangan foram as mais afetadas pelo tremor. Até o momento, o governo Talibã contabiliza 20 mortos, além de mais de 200 feridos. Sharafat Zaman, porta-voz do Ministério da Saúde, afirmou que os números ainda devem aumentar em meio às operações de resgate.
“Equipes médicas chegaram à área e as autoridades ordenaram que todos os hospitais próximos se preparem para facilitar o atendimento aos feridos. Equipes de resgate ainda estão trabalhando na área e os números estão sendo atualizados a todo momento”, disse Zaman, em comunicado.
Equipes da Cruz Vermelha também se mobilizaram para auxiliar nas operações de resgate. Pelas redes sociais, os voluntários afirmaram que o número de feridos chega a 150 em Samangan, além de dezenas de casas destruídas.
+ Israel recebe corpos de mais três reféns entregues pelo Hamas
O Afeganistão é propenso a terremotos, especialmente na cordilheira Hindu Kush, onde as placas tectônicas da Índia e da Eurásia se encontram. Em agosto deste ano, por exemplo, pelo menos 2,2 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas depois que um tremor de magnitude 6,0 atingiu províncias no leste do país.









