Tempestade histórica na Ucrânia deixa 9 mortos, incluindo uma criança
Equipes de resgate retiraram 362 pessoas das águas que inundaram ruas e veículos em Odessa, no sul do país
SBT News
com informações da Reuters
Em Odessa, no sul da Ucrânia, equipes de resgate seguem trabalhando após enchentes severas que deixaram ruas e veículos submersos, matando nove pessoas, incluindo uma criança, informou o Serviço Estatal de Emergência da Ucrânia nesta quarta-feira (1º).
Imagens divulgadas pelo serviço mostram bombeiros ajudando civis a evacuarem de um ônibus para um veículo de combate a incêndio em meio às águas da enchente. Carros também foram removidos da água, e prédios receberam auxílio no bombeamento de água acumulada.
+ Tensão na Europa: Medvedev alerta para uso de armas de destruição em massa
Segundo o prefeito Hennadiy Trukhanov, "em apenas sete horas, quase dois meses de chuva caíram em Odessa". Ao todo, 362 pessoas foram resgatadas durante a operação, que se estendeu pela noite e madrugada.
As equipes de emergência também localizaram uma menina desaparecida nas primeiras horas da manhã, enquanto os trabalhos continuam em diversas áreas afetadas.
+ Ataque russo na Ucrânia mata 4 e deixa dezenas de feridos em Kiev e outras cidades
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, usou o X (antigo Twitter) para prestar condolências às famílias e entes queridos das vítimas. "O Serviço Estatal de Emergência da Ucrânia e a Polícia Nacional estão envolvidos na operação de resgate e recuperação", afirmou.
Segundo Zelensky, o vice-primeiro-ministro Oleksii Kuleba relatou a situação na cidade e as circunstâncias por trás da tragédia: "Eu o instruí a conduzir uma revisão completa das operações em Odessa e de todos os fatos que precederam a tragédia e que poderiam ter levado a consequências tão graves. Nesta sexta-feira (3), aguardo um relatório detalhado."