Síndrome dos cabelos impenteáveis: condição rara afeta couro cabeludo; entenda
Crescimento desordenado dos fios de cabelo é uma das características. Crianças chamaram a atenção para condição pelas redes sociais

Wagner Lauria Jr.
O interesse de busca no Google por Síndrome dos cabelos impenteáveis cresceu nesta quinta-feira (14), de acordo com a plataforma Google Trends.

O que causa a síndrome dos cabelos impenteáveis?
A síndrome é considerada rara e, até o momento, de acordo com estudos na área, foi identificada apenas em pessoas caucasianas (brancas). Sua causa pode ser uma mutação genética ou até mesmo vir de uma herança autossômica (que aparece em todas gerações familiares).
De acordo com uma publicação feita nos Anais Brasileiros de Dermatologia, a aparência dos fios, em geral, é seca e dura. Além disso, cerca de 50% dos cabelos de quem convive com a síndrome têm formatos com algum tipo de irregularidade, como também podem ser triangulares, achatados e reniformes (formato semelhante a um grão de feijão).
Apesar de ser mais comum na infância e adolescência, qualquer um pode desenvolver a síndrome.
Tratamento
Apesar de não existir um tratamento regularmente efetivo, segundo a publicação, uma das formas de tratar a condição que apresentou relativa melhora consiste na suplementação de biotina, também conhecida vitamina H ou B7, por pelo menos quatro meses.









