Fabiana Justus raspa cabelos em tratamento contra leucemia; veja momento
Filha de Roberto Justus recebeu diagnóstico em janeiro deste ano
Fabiana Justus, filha de Roberto Justus, usou as redes sociais, na sexta-feira (9), para compartilhar o momento em que raspou os cabelos. Em janeiro, ela foi diagnosticada com leucemia - um tipo de câncer que tem origem na medula óssea. No vídeo, Fabiana mostra a grande queda de cabelo devido aos tratamentos da doença.
+ Rei Charles III está tratando câncer, diz Palácio de Buckingham
“Eu sabia que não queria ver falhas no meu cabelo, que quando estivesse caindo muito, preferia já raspar. Ontem me vi andando em cabelo, cabelo caindo para todos os lados, então falei: é amanhã! Senti no meu coração que era a hora. Claro que deu frio na barriga. É um momento que queira ou não a ficha cai mais ainda de tudo que estou vivendo. Mas ao mesmo tempo é algo tão ‘pequeno’ comparado ao todo”, disse Fabiana.
Ela encerrou o desabafo de forma positiva, afirmando estar forte para as próximas fases do tratamento. “Não é fácil, mas confesso que me deu um alívio depois. Minha cabeça está focada no final de tudo isso, aliás, no meu novo recomeço. Vamos tentar enxergar assim para tornar tudo (um pouco) mais leve. Tô aqui! Sem cabelo, mas com muito mais força.”
O que é leucemia?
Nomeia-se leucemia os cânceres das células sanguíneas da medula óssea - local onde são produzidas as células sanguíneas e ocupa o centro dos ossos. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.
Na leucemia, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa. Essa célula anormal não funciona de forma adequada, multiplica-se mais rápido e morre menos do que as células normais. Dessa forma, as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por células anormais cancerosas.
O principal exame de sangue para suspeita inicial do diagnóstico de leucemia é o hemograma. Segundo o Ministério da Saúde, a detecção precoce desse câncer é o ponto fundamental para identificar a doença em fases mais iniciais e obter maior chance de sucesso no tratamento.
Nas leucemias agudas, o processo envolve quimioterapia , controle das complicações infecciosas e hemorrágicas e prevenção ou tratamento da infiltração no Sistema Nervoso Central (cérebro e medula espinhal). Para alguns casos de leucemia, é indicado o transplante de medula óssea.