Simone Biles responde à declaração polêmica de Trump sobre "trabalhos negros"
Bicampeão olímpica aproveitou o ouro na Olimpíada de Paris para dar recado ao ex-presidente dos EUA e candidato republicano
A bicampeã olímpica de ginástica artística, Simone Biles, respondeu nesta sexta-feira (2) a uma declaração controversa do ex-presidente e candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump. Em uma publicação nas redes sociais, Biles escreveu: "Eu amo meu trabalho de negra", em aparente resposta a comentários de Trump feitos durante o debate presidencial de 27 de junho.
Na ocasião, Trump fez uma referência depreciativa aos "black jobs" (empregos de negros), afirmando que "eles (os norte-americanos) estão aceitando empregos negros e hispânicos, e você ainda não sabe, mas verá um momento que será o pior da nossa história".
+ Bia Ferreira publica apoio a boxeadora argelina reprovada em teste de gênero
A declaração gerou críticas imediatas e foi questionada novamente durante encontro do candidato republicano com a Associação Nacional de Jornalistas Negros em Chicago na última quarta-feira (31).
Membros da associação pediram que ele esclarecesse o que queria dizer com "emprego de negro". O ex-presidente tentou desconversar e afirmou: "Um emprego negro é qualquer pessoa que tenha um emprego, é isso que é. Qualquer pessoa que tenha um emprego". Na mesma ocasião, Trump teve atitude racista ao questionar a origem étnica de sua adversária política, Kamala Harris.
+ Trump tem atitude racista e questiona raça de Kamala: "ela é indiana ou negra"?
A resposta de Biles veio ao compartilhar uma publicação do cantor e compositor Ricky Davila, que disse: “Simone Biles sendo a melhor de todas, ganhando medalhas de ouro e dominando a ginástica é seu trabalho negro”. A seis vezes medalhista de ouro acrescentou: "Eu amo meu trabalho negro" ao retuíte, que incluiu uma foto dela exibindo um colar com a inscrição "GOAT" (sigla em inglês para 'a melhor de todos os tempos').
A publicação foi compartilhada pelo astro do basquete LeBron James, que acrescentou o emoji de um bode (goat em inglês) com um coração preto.