Rompimento de barragem deixa 40 mortos no Quênia
Nível da água subiu devido aos fortes temporais que atingem o país; autoridades realizam operação de busca e resgate
Ao menos 40 pessoas morreram após o rompimento de uma barragem na região do Grande Vale do Rift, oeste do Quênia, nesta segunda-feira (29). Segundo autoridades locais, o acidente foi causado devido a fortes temporais, que aumentaram o nível de água na barragem. Até o momento, 10 corpos foram recuperados.
Em coletiva, o comandante da polícia do subcondado de Naivasha, Stephen Kirui, disse que uma operação de busca e resgate está em andamento no local, uma vez que várias pessoas podem ter ficado presas na lama. “A água varreu várias casas. Várias pessoas também foram levadas às pressas para o hospital”, disse o oficial.
O Quênia vem sendo atingido por fortes temporais desde meados de março. As chuvas já causaram diversos pontos de inundações, inclusive no principal aeroporto do país. Mais de 200 mil pessoas foram afetadas pelas cheias, enquanto outras 100 foram mortas.
+ Ataque israelense em Rafah, último refúgio de Gaza, deixa mais de 20 mortos
Pelas redes sociais, o presidente William Ruto informou que instruiu o Serviço Nacional da Juventude a fornecer terras para uso como acampamento temporário para os afetados. “Envolvi líderes em condados e regiões afetadas pelas fortes chuvas contínuas. Ordenei aos ministérios intensificar imediatamente os esforços de resposta”, escreveu.