Rei Charles III vai a primeiro grande compromisso público após diagnóstico de câncer
Monarca participou de missa de Páscoa de Windsor ao lado da rainha Camila; Kate Middleton, princesa de Gales, não apareceu
O rei Charles III, de 75 anos, participou de seu primeiro grande compromisso público como monarca do Reino Unido, desde o diagnóstico de câncer. Em Windsor, neste domingo (31), ele compareceu ao serviço religioso anual de Páscoa, na capela de São George, acompanhado da esposa, a rainha Camilla.
+Rei Charles III está tratando câncer, diz Palácio de Buckingham
Ao sair da limusine Bentley, o monarca cumprimentou simpatizantes da coroa reunidos à frente do prédio. A tradicional missa de Páscoa de Windsor neste ano foi menor, com menos membros da corte real. Os irmãos de Charles III – príncipes Edward, Andrew e a princesa Anne – estavam presentes, juntos de seus respectivos cônjuges.
O jornal britânico The Telegraph afirmou que o almoço de Páscoa da realeza não foi oferecido para minimizar o contato do rei com outras pessoas durante seu tratamento, segundo prescrição médica.
Kate Middleton, princesa de Gales, que também enfrenta um tratamento de câncer, não compareceu. No dia 22, a esposa de William – o primeiro na linha de sucessão ao trono – anunciou que, por conta da quimioterapia preventiva, estaria ausente dos próximos compromissos reais.
Saúde da Coroa
Nenhum dos dois diagnósticos, de Charles ou de Kate, foi especificado. Em janeiro, o rei foi hospitalizado para o tratamento de uma condição benigna na próstata. Foi durante essa internação que localizaram o tumor.
+Líderes mundiais enviam mensagens de apoio a Kate Middleton após diagnóstico de câncer
Também no começo do ano, a princesa de Gales passou por uma cirurgia abdominal, sem revelar o motivo. Depois de semanas sem aparições, ela publicou um retrato de família, no dia das mães britânico, com indícios de alterações – assumidas posteriormente. Tudo isso alimentou os rumores sobre a saúde de Kate e teorias da conspiração nas redes sociais.