Publicidade
Mundo

Quando começa a primavera? Entenda o que acontece durante o equinócio

O fenômeno solar marca a data de início da estação das flores no hemisfério Sul do planeta

Imagem da noticia Quando começa a primavera? Entenda o que acontece durante o equinócio
• Atualizado em
Publicidade

Você sabia que, neste domingo (22), o dia e a noite terão exatamente a mesma duração? Isso porque o planeta passará pelo chamado equinócio de primavera. Como o próprio nome já diz, esse evento marca o fim da estação mais fria e a chegada da estação das flores.

Durante esse fenômeno, o Sol incide com maior intensidade na região da Linha do Equador, e, por isso, dia e noite se dividem de forma igual, cada um com 12 horas.

Nos países dessa área, ou seja, os que estão localizados na metade do globo, não se percebe tanto esse efeito, já que lá o dia e a noite costumam ter quase o mesmo tempo durante todo o ano. Porém, os países mais próximos do polo conseguem ter uma percepção bem clara do fenômeno.

E é daí que vem o nome equinócio: o termo se origina do latim "equinoxium", que significa "igualdade entre dia e noite".

Ao longo do ano, acontecem dois equinócios: o de primavera e o de outono. Em uma mesma época, uma parte do planeta está passando por um e outra parte está passando por outro.

Isso acontece porque, enquanto um hemisfério está mais próximo do Sol, o outro hemisfério está mais longe. Em resumo, enquanto uma parte do planeta está entrando em uma época mais quente, a outra está se preparando para começar uma época mais fria.

Isso faz com que esses momentos dos equinócios sejam muito especiais, porque o Sol fica exatamente na metade do planeta, iluminando de maneira igual as duas partes do globo.

Civilizações muito antigas observavam essas mudanças na posição do Sol, porque isso ajudava as pessoas a preverem períodos de chuva e seca e a descobrirem qual era a melhor época de plantio ou colheita.

E não para por aí! Além dos equinócios, existem também os solstícios, que são os momentos do ano em que o Sol chega nos pontos mais alto (o solstício de verão) e mais baixo do horizonte (solstício de inverno).

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade