Mundo

Putin liga para Papa Leão XIV, agradece apoio para solução da guerra na Ucrânia e critica Zelenzky

Foi a primeira conversa entre Putin e o papa Leão XIV; líder russo agradeceu esforços pela paz e acusou Zelensky de escalar a guerra

Imagem da noticia Putin liga para Papa Leão XIV, agradece apoio para solução da guerra na Ucrânia e critica Zelenzky
Putin e Papa Leão XIV | Foto: Kremlin e AP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversou pela primeira vez por telefone com o papa Leão XIV nesta quarta-feira (4). A informação foi divulgada pelo Kremlin, que relatou que o líder russo expressou agradecimento pela disposição do pontífice norte-americano em "ajudar a resolver a crise ucraniana”.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Putin ainda solicitou que Leão XIV apoie a liberdade religiosa na Ucrânia, e fez acusações contra o presidente do país, Volodymyr Zelensky.

Na ligação, Putin acusou o governo de Kiev de apostar na escalada do conflito e de promover sabotagens contra a infraestrutura civil em território russo. A declaração vem após uma série de ataques atribuídos à Ucrânia, incluindo aviões militares e uma ponte na Crimeia.

“Estou certo de que o diálogo construtivo e a cooperação estabelecidos anteriormente entre a Rússia e o Vaticano continuarão a se desenvolver, com base nos valores cristãos que nos unem”, afirmou o presidente russo.

Putin também afirmou estar tomando "todas as medidas possíveis para reunir as crianças [ucranianas] com suas famílias", e disse esperar que a Santa Sé atue "mais ativamente na defesa da liberdade religiosa" na Ucrânia, em referência à Igreja Ortodoxa ligada ao Patriarcado de Moscou.

Últimas Notícias