Putin diz querer continuidade em negociações de paz, mas mantém objetivos na guerra da Ucrânia
Declaração ocorre a uma semana do prazo final dado por Trump para cessar-fogo; Rússia afirma ter conquistado cidade estratégica, mas Ucrânia nega

SBT News
com informações da Reuters
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (1º) que deseja a continuidade das negociações de paz com a Ucrânia, com participação ativa dos grupos de trabalho. No entanto, ressaltou que os objetivos militares de Moscou permanecem inalterados.
+ Ataque russo em Kiev deixa 31 mortos; criança de 2 anos está entre as vítimas
A declaração ocorre a uma semana do prazo estabelecido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que cobra um cessar-fogo na Ucrânia. Caso Moscou não apresente avanços, Trump prometeu novas sanções, inclusive contra países que compram petróleo e gás russos.
Putin, por sua vez, não deu sinais de que a Rússia esteja disposta a mudar de posição. Segundo ele, quem se frustra com os resultados das negociações até agora, sofre de expectativas infladas.
+ Vice-primeiro-ministro do Camboja diz que país indicará Trump ao Prêmio Nobel da Paz
Em entrevista a jornalistas durante encontro com o presidente da Belarus, Alexander Lukashenko, no norte da Rússia, Putin disse que as negociações devem ocorrer “sem câmeras e em clima tranquilo”.
O líder russo também afirmou que suas tropas estão em ofensiva ao longo de toda a linha de frente e que o ímpeto da guerra está favorável à Rússia. Como exemplo, citou o anúncio do Ministério da Defesa russo, feito na véspera, sobre a conquista da cidade ucraniana de Chasiv Yar, após uma batalha de 16 meses. Kiev, porém, contesta a versão e nega que a cidade esteja totalmente sob controle russo.
Prazo de Trump
Na última segunda-feira (28), o presidente dos EUA, Donald Trump, endureceu o tom com o Kremlin e estipulou um prazo de 10 a 12 dias para que a Rússia avance em direção a um cessar-fogo na Ucrânia. Caso contrário, advertiu, haverá novas sanções econômicas multilaterais.