Mundo

Protestos marcam domingo em Minnesota, após morte de cidadão por agentes do ICE

Manifestantes pediram justiça após polícia de imigração de Trump matar um enfermeiro; governador de Minnesota insta Trump a retirar seus agentes do estado

Imagem da noticia Protestos marcam domingo em Minnesota, após morte de cidadão por agentes do ICE
Manifestantes enfrentaram o frio em Minnesota durante protesto contra ações do ICE no estado | Reuters
,
• Atualizado em

Multidões de moradores de Minneapolis e outras cidades do estado norte-americano de Minnesota se reuniram neste domingo (25) em protestos contra ações do ICE - Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos. Agentes mataram o enfermeiro Alex Jeffrey Pretti a tiros, durante uma confusão provocada pela ação do ICE no sábado (24).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Vídeos publicados pelo jornal The New York Times contradizem o órgão do governo de Donald Trump, que informou que Pretti estava armado. Nas imagens é possível ver que ele portava apenas um celular antes de ser dominado por vários agentes do ICE e morto com disparos à queima roupa.

Os manifestantes marcharam em direção à Prefeitura de Minneapolis, exigindo justiça e confrontaram os agentes do ICE, que reponderam com bombas de gás e efeito moral. O cenário era de uma guerra campal.

Entoando cânticos como "Minnesota, deixe claro: uma greve geral os fará temer" e "ICE fora!", os manifestantes enfrentaram as baixas temperaturas enquanto as tensões no estado aumentam. A morte de Prett foi o segundo assassinato a tiros envolvendo agentes federais em Minneapolis, só neste mês.

Antes da marcha, um manifestante que se identificou como veterano americano e testemunhou do assassinato disse estar colaborando com as autoridades locais. "Posso afirmar, do meu ponto de vista, que o homem não estava resistindo", afirmou.

Manifestações também eclodiram em Nova York, Washington D.C. e São Francisco, entre outras cidades.

O governo Trump lançou sua operação de imigração mais ambiciosa até o momento em Minneapolis, desencadeando semanas de protestos por parte dos moradores e confrontos violentos com agentes federais.

"Qual é o plano, Donald Trump?"

Governador de Minnesota, Tim Walz, criticou a ação da polícia migratória de Trump, neste domingo (25), sob forte revolta popular | Reuters
Governador de Minnesota, Tim Walz, criticou a ação da polícia migratória de Trump, neste domingo (25), sob forte revolta popular | Reuters

O governador de Minnesota, Tim Walz, criticou a ação da polícia migratória de Trump, neste domingo (25), sob forte revolta popular. O episódio também aumentou as tensões entre autoridades estaduais e federais, que já estavam em desacordo com o governo federal devido ao assassinato a tiros de outra cidadã americana, Renee Good, em 7 de janeiro.

"Então agora temos dois cidadãos de Minnesota mortos. Tivemos tempo de começar a contar a história de Renee, uma poetisa, mãe e espírito brilhante. E agora estamos contando a história de Alex. Então, minha pergunta é: qual é o plano, Donald Trump? Qual é o plano? O que precisamos fazer para tirar esses agentes federais do nosso estado? Você achou que medo, violência e caos era o que queria de nós e claramente subestimou o povo deste estado e desta nação", afirmou Walz.

O governador instou Trump a retirar as tropas federais do estado e disse estar orgulhoso do exemplo de resisitência que o povo de Minnesota está dando ao mundo.

"Se a intenção de Donald Trump era fazer de Minnesota um exemplo, então estou muito orgulhoso do exemplo que o mundo está vendo. Acreditamos na lei e na ordem no estado. Acreditamos na paz. E acreditamos que Donald Trump precisa retirar esses 3.000 agentes despreparados de Minnesota antes que matem mais alguém. E estamos aqui contando mais uma história de cidadãos de Minnesota que apenas tentam viver suas vidas sem interferências", desabafou em discurso.

Em uma mensagem direta aos moradores de Minnesota, o governador disse que eles "conquistaram os corações e as mentes das pessoas em todo o país, e fizeram isso por meio de sua defesa pacífica e determinada", tanto dos moradores como da Constituição. "Portanto, mais uma vez, minnesotanos, mantenham a paz, mantenham-se seguros. A mudança está chegando e podemos sentí-la. Mas esta luta ainda continua", reforçou.

Resposta de Trump

Neste domingo (25), presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou o tema em sua rede social, Truth Social. O republicano atribuiu a culpa pelas mortes de dois americanos em Minneapolis à liderança democrata em cidades e estado que, segundo ele, se recusam a cumprir sua política de repressão à imigração.

Post de Donald Trump sobre ICE | Reprodução Truth Social
Post de Donald Trump sobre ICE | Reprodução Truth Social

Assuntos relacionados

Protesto
Estados Unidos
Trump
ICE

Últimas Notícias