Príncipe William agradece público por mensagens de apoio ao rei Charles III
Monarca de 75 anos foi diagnosticado com câncer; deveres públicos devem ser assumidos por William

Camila Stucaluc
O príncipe William agradeceu ao público britânico pelas mensagens de apoio em relação ao rei Charles III, diagnosticado com câncer. A declaração foi dada durante um jantar de gala beneficente da Air Ambulance Charity de Londres, na noite dessa quarta-feira (7). Esse foi o primeiro compromisso de William após três semanas afastado dos deveres públicos.
"Gostaria de aproveitar esta oportunidade para dizer obrigado pelas amáveis mensagens de apoio ao meu pai. Significa muito para todos nós", disse William.
O quadro de saúde de Charles, de 75 anos, foi informado pelo Palácio de Buckingham na segunda-feira (5). O tipo de câncer, no entanto, não foi revelado pelas autoridades, que informaram apenas que a doença foi descoberta no final de janeiro, quando o monarca passava por um procedimento para tratar um aumento benigno da próstata.
"Sua Majestade iniciou hoje um cronograma de tratamentos regulares, durante os quais foi aconselhado pelos médicos a adiar as tarefas de atendimento ao público. Ao longo deste período, Sua Majestade continuará a tratar dos negócios do Estado e da documentação oficial como habitualmente", disse o Palácio de Buckingham, em comunicado.
Com o afastamento de Charles, William, sucessor na linha do trono, deve assumir alguns deveres públicos do pai que não conseguiram ser adiados. O cenário marca a volta do príncipe às funções reais, depois de ficar três semanas afastado para cuidar da esposa, a princesa Kate Middleton. Ela passou por uma cirurgia abdominal planejada em janeiro.









