Primeiro-ministro da Eslováquia está em estado grave após ser baleado
Tentativa de assassinato aconteceu na manhã desta quarta-feira (15) enquanto Robert Fico se reunia com apoiadores
O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, está em estado grave após ser baleado, nesta quarta-feira (15), em Handlova, próximo à Casa da Cultura local, onde estava reunido com apoiadores. As informações são da estação de televisão local TA3, divulgadas pela Associated Press.
+ Citando situação humanitária, UE insta Israel a suspender ofensiva em Rafah
Ainda de acordo com a empresa televisiva eslovaca, um suspeito foi detido no local, que foi isolado pela polícia. Fico foi levado para o hospital e corre risco de morte.
Lubos Blaha, vice-presidente do parlamento do país, confirmou o incidente durante uma sessão parlamentar, que foi adiada até novo aviso, segundo a agência de notícias local TASR.
Um repórter local chegou a ouvir tiros e, na sequência, viu equipes de resgate carregando o primeiro-ministro para um carro.
Fico é caracterizado como pró-Rússia, mas é um político alinhado à esquerda e à social democracia, que se opõe a influência militar dos Estados Unidos na Eslováquia. Além disso, já manifestou que é contra apoio militar e financeiro a Ucrânia na guerra contra o Kremlim.
*Com informações da Associated Press