Primeiro homem a receber rim de porco morre dois meses após transplante nos EUA
Richard Slayman tinha 62 anos e havia realizado a cirurgia no dia 16 de março. O novo rim tinha expectativa de durar pelo menos dois anos
Derick Toda
A primeira pessoa a receber um transplante de rim de porco geneticamente modificado morreu, no sábado (11), quase dois meses após a realização do procedimento, nos Estados Unidos.
Richard Slayman tinha 62 anos e havia realizado a cirurgia no Hospital Geral de Massachusetts no dia 16 de março. O novo rim tinha expectativa de durar pelo menos dois anos.
Em nota, a unidade hospitalar afirmou que prestou condolências à família do paciente e disse que não há nenhuma indicação que a morte estaria relacionada ao transplante.
A cirurgia foi comandada pelo médico brasileiro Leonardo Riella, que também é Diretor Médico de Transplante Renal do hospital, localizado em Boston.
O paciente precisou de um transplante de rim em 2018, mas precisou passar por diálise no ano passado, quando o órgão começou a apresentar falhas.
Em seguida, surgiram complicações frequentes em seus procedimentos e seus médicos recomendaram o transplante do órgão do porco, conhecido como xenotransplante.
+ Como um rim de porco pode ser transplantado para uma pessoa? Entenda
A família da vítima agradeceu por todo o cuidado que Slayman recebeu no hospital.
“Seus enormes esforços liderando o xenotransplante deram à nossa família mais sete semanas com Rick, e nossas memórias feitas durante esse período permanecerão em nossas mentes e corações”, disse a família, em nota.