Primeiro ciclone de 2026 se forma no Rio da Prata e coloca Sul do Brasil em alerta
Sistema em intensificação na Argentina pode provocar chuva intensa, granizo e ventos de até 100 km/h no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

SBT News
A formação do primeiro ciclone de 2026 começa a ganhar força na região do Rio da Prata e coloca os estados do Sul do Brasil em alerta para chuvas intensas e ventos fortes. A área de baixa pressão atmosférica deve se intensificar a partir desta sexta-feira sobre o norte e o nordeste da Argentina.
O sistema já deve provocar volumes elevados de chuva no Uruguai, além de rajadas de vento que podem chegar a 100 quilômetros por hora.
No Rio Grande do Sul, nuvens carregadas começam a se formar a partir da tarde desta sexta-feira, com previsão de chuva forte e possibilidade de granizo. Os fenômenos, no entanto, devem ocorrer de forma isolada e não devem atingir todo o estado.
No sábado, a instabilidade pode avançar para Santa Catarina e Paraná. O alerta inclui ventos fortes, que podem anteceder as chuvas, além do risco de granizo em algumas regiões.
Já no domingo, a previsão indica que o ciclone deve se afastar rapidamente do território brasileiro. Com isso, o tempo começa a apresentar melhora a partir da fronteira com o Uruguai.








