Presidente da Câmara dos EUA diz que pressionará por aprovação de ajuda militar a Israel
Pacote monetário também inclui auxílio a Ucrânia, o que vem gerando debate entre os parlamentares
O presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Mike Johnson, disse, no domingo (14), que pressionará os parlamentares para tentar aprovar o pacote de ajuda militar a Israel nesta semana. Segundo ele, a Casa já falhou duas vezes em aprovar o texto, mas o último ataque do Irã ao território israelense pode mudar o cenário.
A ajuda citada por Johnson trata-se de um pacote de US$ 95 bilhões, que engloba auxílio militar a Israel, Ucrânia e Taiwan. O texto foi aprovado pelo Senado em fevereiro, mas vem enfrentando um impasse entre os deputados. Isso porque o grupo critica a magnitude da assistência monetária a Kiev, que chegou a US$ 111 milhões desde a invasão russa.
"Os detalhes desse pacote estão sendo montados agora. Estamos analisando as opções e todas essas questões complementares”, disse Johnson ao canal Fox News. O republicano, no entanto, não informou se o pacote contemplará a Ucrânia e Taiwan.
+ UE diz estar discutindo novas sanções contra Irã após ataque em Israel
A expectativa é que Johnson se reúna nesta semana com legisladores focados em questões de segurança nacional. Em conversa com o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, o presidente Joe Biden já afirmou que os Estados Unidos não participarão de uma contraofensiva contra o Irã caso Israel decida retaliar o ataque. Segundo ele, o país continuará ajudando Israel a se defender, mas não quer se envolver em uma guerra.