Ao menos 14 pessoas morreram por causa do frio nos Estados Unidos
Tempestade vinda do ártico derrubou as temperaturas e deixou mais da metade dos estados do país em alerta
Pelo menos 14 mortes foram confirmadas por causa da onda de frio que atinge os Estados Unidos há quase uma semana. Esse número ainda pode subir, já que vários casos estão sendo investigados pelas autoridades.
A tempestade vinda do ártico derrubou as temperaturas e deixou mais da metade dos estados do país em alerta.
A sede das Nações Unidas amanheceu coberta pela neve. O fenômeno não era registrado na cidade de Nova York há 701 dias. Nesta quarta-feira (17), a temperatura local ficou em -6°C. Já a sensação térmica chegou aos -10°C.
Em Chicago, as temperaturas de -10° obrigaram a companhia responsável pelos trens a colocar fogo nos trilhos para tirar a neve e manter o sistema em funcionamento.
No estado de Louisiana, estradas foram fechadas pelo risco de acidentes na pista cobertas de gelo. A mínima, em alguns locais, chegou a -30ºC. Nos parques, lagos congelados também são um risco. Em Utah, bombeiros conseguiram resgatar um cão.
Em Washington, a sensação térmica nesta quarta-feira chegou a -14°C. Em alguns bairros a quantidade de neve acumulada é a maior dos últimos 10 anos. Em dois dias, a é previsão de outra nevasca por aqui.
30 dos 50estados americanos estão em alerta pelas baixas temperaturas. As autoridades avisam que é preciso cuidado para o tempo de exposição em áreas externas, pelo risco de hipotermia.
A preocupação é justamente com quem não tem onde se proteger. A população em situação de rua vem crescendo nas grandes cidades americanas.