Passagem de supertufão Ragasa deixa 14 mortos em Taiwan e paralisa Hong Kong
Ciclone tropical considerado o mais poderoso de 2025 caminha para o sul da China e Filipinas

Camila Stucaluc
O supertufão Ragasa, considerado o ciclone tropical mais poderoso do ano, atingiu partes de Taiwan e Hong Kong nesta quarta-feira (24). Em Taiwan, o temporal provocou o transbordamento de um lago na cidade de Guangfu, inundando o município. As autoridades falam em 14 mortos e 124 desaparecidos.
Em Hong Kong, o governo elevou o alerta para o nível 10, o mais alto do sistema de sinais de tempestade. Voos foram suspensos, escolas foram fechadas, serviços de transporte público foram suspensos e os trabalhadores foram orientados a trabalhar de casa para evitar danos devido às fortes chuvas.
Segundo o Observatório de Hong Kong, as rajadas de vento chegaram a 130 km/h na região, com o centro do supertufão registrando ventos de 195 km/h. A entidade alertou para novas inundações, já que as tempestades continuam atingindo a costa, provocando ondas de até cinco metros de altura.
No sul da China, mais de 1 milhão de pessoas foram evacuadas da província de Guangdong, onde o supertufão é esperado. As cidades de Zhuhai, Shenzhen e Guangzhou já começaram a ser atingidas por fortes chuvas, mostrando a aproximação do fenômeno. Um alerta vermelho foi emitido.
“De hoje de manhã até amanhã de manhã, na parte noroeste do Mar da China Meridional, haverá uma área de mar muito agitado a alto, com ondas de sete a 12 metros. Nas águas costeiras de Guangdong, haverá uma área de mar enorme a muito agitado, com alturas de ondas de quatro a seis metros”, disse o Centro Nacional de Previsão Ambiental Marítima da China.
+ Chuva afeta 66 escolas no estado de São Paulo; regiões passam por restauros
Outro país que espera o supertufão é as Filipinas. Na terça-feira (23), a região foi atingida por chuvas torrenciais, o que provocou diversos pontos de alagamento, além de deslizamentos de terra, queda de árvores e destelhamento de casas. Hoje, uma nova tempestade se forma no leste do país. Espera-se ventos de até 62 km/h.