Mundo

Parlamento do Irã aprova a suspensão da cooperação com órgão de vigilância nuclear da ONU

Aprovação ocorreu no dia seguinte ao cessar-fogo; Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) inspeciona programas nucleares ao redor do mundo

Imagem da noticia Parlamento do Irã aprova a suspensão da cooperação com órgão de vigilância nuclear da ONU
Parlamento do Irã aprova a suspensão da cooperação com o órgão de vigilância nuclear da ONU | Planet Labs PBC/AP
• Atualizado em

O parlamento do Irã aprovou, de forma unânime, nesta quarta-feira (25), uma proposta que suspende a cooperação do país com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), organismo vinculado ao sistema das Nações Unidas com competência de inspecionar programas nucleares por todo o mundo.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A decisão acontece após os ataques realizados pelos Estados Unidos no último sábado (21) contra três instalações nucleares do país, geraram um debate caloroso no parlamento do país persa.

O texto do projeto de lei trata a ofensiva norte-americana e de Israel, como uma clara violação da soberania nacional e da integridade territorial do Irã. Teerã há muito tempo acusa a AIEA de parcialidade e de trabalhar com potências ocidentais e Israel contra o Irã.

De forma resumida, caso o projeto do parlamento iraniano seja aprovado, a suspensão significaria a interrupção das atividades de inspeções, relatórios e supervisões do Tratado de Não Proliferação Nuclear.

O projeto precisa agora apenas da sanção do Conselho Supremo de Segurança Nacional, ou do Líder Supremo iraniano, o Aiatolá Ali Khamenei.

A Organização de Energia Atômica do Irã disse ainda que suspenderá sua cooperação com a agência até que a segurança das instalações nucleares seja garantida, e o programa nuclear pacífico do Irã avance em um ritmo mais rápido.

Cessar-fogo

O cessar-fogo negociado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, entre Irã e Israel continua em vigor nesta quarta-feira (25). Ao que parece, Washington espera um acordo de paz longo e duradouro com o país persa.

A guerra entre Israel e Irã começou na sexta-feira (13) após uma série de bombardeios israelenses. Os ataques sionistas causaram centenas de mortes no Irã. Como resposta, Teerã também disparou mísseis em direção a Israel e causou 28 mortes.

*Com informações da Radio Free Europe/Radio Liberty

Últimas Notícias