Papa passa bem e tem 'ligeira melhora' em condições clínicas, diz Vaticano
Pontífice iniciou novo tratamento após ser diagnosticado com pneumonia bilateral

Camila Stucaluc
O Vaticano atualizou a situação médica do Papa Francisco – diagnosticado com pneumonia bilateral, que afeta os dois pulmões. Segundo comunicado publicado nesta sexta-feira (21), o pontífice passou a noite bem, se levantou e tomou café da manhã.
“A noite transcorreu bem. Esta manhã o Papa Francisco se levantou e tomou o café da manhã”, disse a Santa Sé. “As condições clínicas estão melhorando ligeiramente e seus parâmetros hemodinâmicos continuam estáveis. O Papa tem alguns focos de pneumonia, continua respirando de forma autônoma e o coração segue forte”, completou.
Francisco, de 88 anos, está internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, desde a última sexta-feira (14). Inicialmente, foi apontado um quadro de bronquite, que evoluiu para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. Na noite de terça-feira (20), o pontífice realizou uma tomografia, que revelou uma pneumonia bilateral.
Como não há previsão de alta hospitalar, o Vaticano decidiu cancelar os compromissos do papa para o fim de semana. Seriam eles a audiência jubilar, que estava programada para o sábado (22), e a tradicional missa de domingo (23).
Essa é a quarta hospitalização de Francisco em quatro anos. A primeira ocorreu em julho de 2021, quando o pontífice foi submetido a uma intervenção cirúrgica devido a uma diverticulite. A segunda hospitalização foi em março de 2023, por uma bronquite infecciosa, enquanto a terceira ocorreu em junho, devido ao risco de obstrução intestinal.
+ Internado, Papa pede desculpas por faltar a oração de domingo
Apesar do quadro de saúde, a Santa Sé informou que o pontífice tem cumprido agendas no hospital e recebido a Eucaristia. Ele também expressou gratidão pelo carinho do público, em particular àqueles que também estão hospitalizados e enviaram desenhos e mensagens de pronta recuperação. “Rezem por mim”, pediu.