Papa Francisco está com infecção polimicrobiana e situação clínica é "complexa", diz Vaticano
Pontífice, de 88 anos, está internado desde sexta-feira (14) no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma

Emanuelle Menezes
O Papa Francisco, de 88 anos, está com uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias e sua situação clínica é "complexa", informou o Vaticano na manhã desta segunda-feira (17).
+ Vaticano informa que Papa ficará no hospital o tempo necessário
+ Infecção polimicrobiana: entenda condição que afeta papa Francisco
Em um comunicado divulgado às 9h, no horário de Brasília, a Santa Sé informou ainda que o tratamento médico do pontífice foi alterado após o diagnóstico. Não há previsão de alta.
"Todos os testes realizados até o momento são indicativos de um quadro clínico complexo que exigirá hospitalização adequada", diz o texto.
O diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, disse, na manhã desta segunda, que o papa dormiu bem durante a noite, tomou café da manhã e se dedicou à leitura dos jornais.
Francisco foi internado na última sexta-feira (14) no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, para realizar exames e tratamento de uma bronquite que o atingia há vários dias.
O pontífice teve parte de um dos pulmões removido quando era jovem. A última vez que ele teve o agravamento de um quadro de bronquite bacteriana foi em 2023, quando passou três noites do hospital e foi tratado com antibióticos.