Olimpíadas de Paris: chuva pode comprometer qualidade da água do rio Sena
Qualidade da água do rio esteve dentro dos parâmetros adequados para natação nos últimos 12 dias, mas preocupa
João Venturi
A prefeitura de Paris informou, nesta sexta-feira (12), que a qualidade da água do rio Sena esteve dentro dos parâmetros adequados para natação nos últimos 12 dias. De acordo com o vice-prefeito responsável pelos Jogos Olímpicos e pelo rio Sena, Pierre Rabadan, não há preocupações com as competições.
Segundo o programa olímpico, o Rio Sena deve receber a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos no dia 26 de julho, as provas de triatlo (30 e 31 de julho, 5 de agosto), natação em águas abertas (8 e 9 de agosto) e as provas de paratriatlo (1 e 2 de setembro).
A cada semana, desde o início de junho, a prefeitura publica na sexta-feira os resultados das análises da qualidade da água do Sena nos últimos dias. Na semana passada, o Rio Sena registrou pela primeira vez seus indicadores aptos para natação por vários dias seguidos.
Entretanto, as autoridades locais demonstram preocupação com a possibilidade de chuvas intensas nos próximos dias. Em Paris, as águas pluviais e residuais passam pela mesma rede, concebida no século XIX, e quando ocorrem chuvas excepcionais, o esgoto transborda.
Para remediar a situação, a prefeitura de Paris modernizou duas estações de tratamento e, no início do ano, entrou em operação uma nova estação de tratamento de águas pluviais.
O governo também inaugurou em maio um gigantesco tanque para coletar água da chuva em Austerlitz, perto do centro de Paris, com capacidade para conter 50 mil metros cúbicos de água, o equivalente a 20 piscinas olímpicas.
O plano B seria adiar a data das competições e, em último caso, transferir a prova de natação em águas abertas para Vaires-sur-Marne, localizado no leste de Paris.
Tornar o rio Sena, um dos principais cartões postais de Paris, apto para banho é uma das promessas de legado do comitê organizador. Entrar nessas águas é algo proibido há quase cem anos, por causa dos altos índices de poluição. A prefeita da capital francesa disse que ela mesma vai nadar no rio como prova de que o acordo foi cumprido. A expectativa é que isso aconteça nos próximos dias.
As autoridades francesas gastaram 1,4 bilhão de dólares (7,6 bilhões de reais) para sanear o rio.