O que se sabe sobre o brasileiro de 15 anos morto em bombardeio no Líbano
Ali Kamal Abdallah morreu ao lado do pai, confirmou o governo brasileiro. Adolescente nasceu e cresceu em Foz do Iguaçu, no Paraná
Ali Kamal Abdallah é o nome do brasileiro que morreu nessa segunda-feira (23) em bombardeio no Líbano. Ele tinha 15 anos, nasceu e cresceu em Foz do Iguaçu, no Paraná, e adorava jogar futebol.
+ Lula diz que Netanyahu promove genocídio em Gaza e condena ataques de Israel ao Líbano
O jovem Ali foi vítima do ataque quando ajudava o pai, Kamal Hussein, de 64 anos, e o irmão Mohamed, de 16, na fábrica de produtos de limpeza da família na cidade de Kelya, no Vale do Bekaa.
Kamal Hussein, que tinha nacionalidade paraguaia, também morreu no bombardeio. Mohamed sobreviveu. A família Addallah mudou-se há um ano do Paraná para o Líbano.
As mortes do adolescente brasileiro e do pai dele foram confirmadas nessa quarta-feira (25) pelo governo brasileiro.
Trabalho em família
Ahmad Abdallah, sobrinho de Kamal Hussein e primo de Ali, contou ao portal paranaense "H2Foz" que, no momento do bombardeio, o tio carregava água para levar para casa e Ali estava no fundo da fábrica.
+ Israel intercepta míssil do Hezbollah lançado em direção a Tel Aviv
Ao perceber o ataque, Mohamed gritou para o pai correr. Ele viu o foguete cair em cima de Kamal e a fábrica desabar sobre Ali. De acordo com Ahmad, Mohamed está muito abalado.
Sonho de se tornar jogador
Nas redes sociais, amigos e parentes de Ali Kamal publicaram mensagens de pesar e de protesto pela morte do adolescente.
Eles relatam o gosto dele por futebol e dizem que acreditavam que ele se tornaria um jogador profissional. Também contam que ele era carinhoso com a família e defendia as pessoas próximas.
Hanan Abdallah, irmã de Ali, publicou no Instagram homenagens ao pai e ao irmão mortos.
Postou um vídeo de Ali marcando gol e escreveu em libanês: "Meu amor, meu querido Ali, que eu morra por você, herói."
Em uma fotografia ao lado do pai, Hanan lamentou: "Meu amor, como eu te amo, papai. Você partiu meu coração."
Ela também compartilhou um vídeo em que um pai e um filho são enterrados juntos em uma mesma cova - não está claro se as imagens são de Ali e Kamal, mas Hanan comenta: "Ah, luz dos meus olhos, perdoem-nos, não estávamos como vocês, meu amor."