Brasileiro de 15 anos morre no Líbano em meio a bombardeios de Israel
Adolescente era do Paraná e morreu ao lado do pai dele. Caso acontece em meio a escalada da guerra entre Israel e Hezbollah
Um adolescente brasileiro, de 15 anos, morreu no Líbano em meio aos bombardeios entre Israel e Hezbollah. Ele era de Foz do Iguaçu, no Paraná, e estava ao lado do pai, que também morreu.
+ Número de mortes no Líbano se aproxima de 560, incluindo 50 crianças
Detalhes da morte ainda estão sob apuração, mas interlocutores no Itamaraty confirmaram à reportagem nesta quarta-feira (25) que o adolescente se chama Ali Kamal Abdallah. A morte se deu pela explosão de um foguete.
Ali e o pai dele estavam em uma região no Vale do Beqaa, que fica a 30 km da capital Beirute. Informações a respeito da idade e nome do pai não foram informadas por ele ser uruguaio. A avaliação é de que os detalhes sobre o pai devem ser informados pelo próprio país.
A morte do brasileiro se dá em um período de bombardeios entre Israel e Hezbollah, que avançam no Líbano. Na última semana, ações coordenadas com o uso de pagers e walkie-talkies - programados para explodir - deram o tom da nova ofensiva israelense, que já deixou centenas de mortos.
A embaixada de Israel no Brasil disse que não irá comentar o caso envolvendo o brasileiro.
Antes da confirmação da morte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está nos Estados Unidos, condenou a postura israelense no novo desdobramento da guerra.
"Condeno de forma veemente esse comportamento do governo de Israel. Tenho certeza que a maioria do povo de Israel não concorda com esse genocídio", declarou.
Brasileiros no Líbano
Os dados mais recentes do Itamaraty, de 2022, estimam que 21 mil brasileiros estão no Líbano. A orientação dada pelo Ministério das Relações Exteriores é de que brasileiros evitem o país e, se possível, retornem ao Brasil.
Uma consulta pública também foi iniciada para avaliar quantos brasileiros teriam interesse em deixar o Líbano em caso de uma possível ação coordenada pelo governo para repatriação. A ação ainda não está prevista. Os aeroportos daquele país seguem em funcionamento.