Publicidade
Mundo

Nobel de Física vai para trio que descobriu tunelamento mecânico quântico macroscópico

John Clarke, Michel H Devoret e John M. Martinis dividirão medalha de ouro e 11 milhões de coroas suecas

Imagem da noticia Nobel de Física vai para trio que descobriu tunelamento mecânico quântico macroscópico
John Charke, Michel H Devoret e John M. Martinis foram os vencedores do Prêmio Nobel de Física de 2025 | Johan Jarnestad/Academia Real de Ciências da Suécia
• Atualizado em
Publicidade

John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis foram os vencedores do Prêmio Nobel de Física de 2025. O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) pela Academia Real das Ciências da Suécia, que homenageou o trio pela descoberta do tunelamento mecânico quântico macroscópico e quantização de energia em um circuito elétrico.

Além da medalha de ouro, Clarke, natural do Reino Unido, Devoret, da França, e Martinis, dos Estados Unidos, dividirão 11 milhões de coroas suecas (o equivalente a R$ 6,2 milhões) pelas pesquisas.

Em 1984 e 1985, o trio realizou uma série de experimentos com um circuito construído de supercondutores, materiais que conduzem correntes sem resistência elétrica. Os supercondutores foram separados por uma fina camada isolante, numa configuração conhecida como junção de Josephson.

Ao refinar e medir todas as propriedades do circuito, os cientistas conseguiram controlar e explorar os fenômenos que surgiram quando passaram uma corrente por ele. Juntas, as partículas carregadas que se moviam através do supercondutor compunham um sistema que se comportava como se fossem uma única partícula que preenchia todo o circuito.

Isso significa que o circuito, mesmo sendo composto por bilhões de partículas, agia como se fosse uma única partícula. Dessa forma, o experimento levou os efeitos da mecânica quântica de uma escala microscópica para uma macroscópica.

"É maravilhoso poder celebrar a maneira como a mecânica quântica centenária oferece continuamente novas surpresas", disse Olle Eriksson, presidente do Comitê Nobel de Física. Segundo ele, as descobertas proporcionam oportunidades para o desenvolvimento da próxima geração de tecnologia quântica, incluindo criptografia quântica, computadores quânticos e sensores quânticos.

Quem são os vencedores?

  • John Clarke: nascido em 1942, em Cambridge, no Reino Unido, tem doutorado pela Universidade de Cambridge e atua como professor na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
  • Michel H. Devoret: nascido em 1953, em Paris, na França, doutorou-se em 1982 pela Universidade Paris-Sud. Atualmente, atua como professor na Universidade de Yale e na Universidade da Califórnia.
  • John M. Martinis: nascido em 1958, possui doutorado pela Universidade da Califórnia, onde atua como professor.

O que é o Prêmio Nobel?

Prêmio Nobel recompensa os esforços de pesquisadores no ramo da ciência, humanismo e paz | Reprodução/Nobel Media
Prêmio Nobel recompensa os esforços de pesquisadores no ramo da ciência, humanismo e paz | Reprodução/Nobel Media

O prêmio Nobel é uma das principais premiações do mundo para o reconhecimento de pessoas que desenvolvem trabalhos e pesquisas em benefício da humanidade. A cerimônia de entrega do título é feita anualmente, em Estocolmo, na Suécia.

O prêmio leva o nome do inventor, empresário e cientista Alfred Nobel, que, em seu testamento de 1895, destinou mais de 90% de sua fortuna a uma série de prêmios em física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz. A Fundação Nobel só surgiu em 1900, com sua primeira edição da premiação em 1901.

Entre os laureados Albert Einstein (1921), pelos estudos sobre o efeito fotoelétrico, Roberto Koch (1905), pela descoberta da causa da tuberculose, e Martin Luther King (1964), por seu ativismo em diferentes áreas dos movimentos civis. Malala Yousafzai também já recebeu o prêmio, em 2014, pela luta contra a repressão de crianças e jovens.

+ Trio responsável por estudo sobre controle imunológico vence Nobel de Medicina

Os anúncios dos ganhadores do Prêmio Nobel de 2025 continuarão ao longo desta semana. Na quarta-feira (8), será revelado o vencedor do Nobel Química. Em seguida, serão anunciados os ganhadores em Literatura (9) e da Paz (10). Já na próxima semana, na segunda-feira (13), será a vez do prêmio de Economia.

Publicidade

Assuntos relacionados

Prêmio Nobel
Mundo
Física
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade