Missão que levou homem à Lua pela primeira vez completa 55 anos
Três astronautas americanos participaram da empreitada organizada pela Nasa
A missão Apolo 11, responsável por levar o homem pela primeira vez à Lua, completa 55 anos neste sábado (20).
Organizada pela Nasa — a Agência Espacial dos Estados Unidos —, a tripulação foi formada pelos astronautas americanos Neil Armstrong [que comandou a viagem], Buzz Aldrin e Michael Collins. O foguete Saturno V, que deu forma à missão Apollo 11, decolou no dia 16 de julho da cidade de Cape Canaveral, na Flórida. Foram necessários 4 dias para chegar à superfície lunar.
Mais de um milhão de espectadores, incluindo o ex-presidente Lyndon Johnson, e o vice, Spiro Agnew, assistiram à decolagem, que, entre outras coisas, foi marcada pela frase de Armstrong: “esse é um pequeno passo para [um] homem, um salto gigante para a humanidade".
Após ficarem aproximadamente duas horas e meia na Lua, Armstrong e Aldrin retornaram ao módulo lunar para viagem de volta para Terra. Já Collins não chegou a sair de fato da espaçonave. Coube a ele ficar em órbita no módulo de comando, enquanto aguardava o retorno dos outros dois tripulantes.
O trio, por sua vez, pousou no Havaí em 24 de julho de 1969. A partir daí, ficaram em quarentena por três semanas como precaução contra um eventual contágio que poderia ser trazido da Lua.