Publicidade
Mundo

México alerta que taxação de produtos por Trump pode acabar com 400 mil empregos nos EUA

Governo classificou medida como "tiro no pé" e pediu mais diálogo sobre assunto

Imagem da noticia México alerta que taxação de produtos por Trump pode acabar com 400 mil empregos nos EUA
Ministro da Economia do México, Marcelo Ebrard | Divulgação
Publicidade

O ministro da Economia do México, Marcelo Ebrard, alertou, na quarta-feira (27), que a taxa de 25% proposta pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre os produtos nacionais pode ter sérios impactos econômicos. Além de desacelerar a economia do país, a tarifa resultaria na perda de 400 mil empregos nos Estados Unidos.

"É um tiro no pé. O impacto nas empresas é enorme", disse Ebrard. Segundo ele, montadoras como Ford, General Motors e Stellantis estão entre os principais negócios que seriam afetados pela taxação, já que o México é o principal parceiro comercial dos Estados Unidos. A falta de peças, consequentemente, aumentaria os preços dos veículos.

Em meio ao cenário, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, pediu diálogo e cooperação sobre o assunto. Ela defendeu, no entanto, que o país adotará medidas de retaliação caso Trump aplique a taxa sobre os produtos assim como prometido. “Se houver tarifas dos EUA, o México também aumentará as tarifas”, disse.

+ Como o plano de deportação em massa de Trump pode impactar os EUA?

Além do México, Trump prometeu taxar em 25% os produtos procedentes do Canadá. A intenção do republicano é assinar a medida no primeiro dia de governo, em janeiro de 2025, deixando a tarifa em vigor até que os países tomem medidas contra o tráfico de drogas. Ele ainda anunciou uma tarifa adicional de 10% sobre produtos chineses.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade