Mapa Mundi: o "tarifaço" de Trump e a criticada proposta de "assumir" Gaza
Presidente dos EUA cumpriu promessa e tarifou produtos da China; Trump também voltou a ser notícia ao anunciar plano para enclave palestino
SBT News
O Mapa Mundi desta sexta-feira (7) repercute a sugestão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que a Faixa de Gaza seja entregue ao país ao final da guerra.
O programa tem transmissão ao vivo no canal do SBT News no YouTube, com apresentação dos correspondentes Patrícia Vasconcellos, diretamente de Washington (EUA), e Sérgio Utsch, de Londres (Reino Unido).
+ Em meio a críticas, Israel começa preparativos para a retirada de palestinos de Gaza
A fala aconteceu durante a visita do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, à Casa Branca e repercutiu mal entre líderes mundiais, que rechaçaram a ideia e defenderam a criação de um Estado palestino na região.
A semana também foi marcada pelo "tarifaço" de Trump contra Canadá, China e México.
Se em relação ao México e Canadá, Trump recuou e adiou por um mês a tarifa de 25% sobre alguns produtos de seus principais parceiros comerciais, ele manteve a tarifa de 10% sobre produtos da China.
+ Guerra comercial entre EUA e China pode beneficiar economia brasileira, diz especialista
Pequim reagiu e anunciou uma série de medidas retaliatórias. Entre os itens afetados estão o carvão, gás natural liquefeito (gnl), que serão taxados em 15%, bem como o petróleo bruto, máquinas agrícolas e automóveis de grande porte, taxados em 10%.
Para explicar as implicações dessa nova fase na guerra comercial entre os países, o Mapa Mundi recebe Vinícius Rodrigues Vieira, professor de Economia e Relações Internacionais da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).