Trump contradiz Casa Branca e volta a falar em 'assumir' Gaza
Presidente dos Estados Unidos afirmou que o enclave palestino será entregue por Israel "ao término dos combates"
SBT News
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender nesta quinta-feira (6) que a Faixa de Gaza seja entregue ao país ao final da guerra. A mensagem publicada em sua rede social, Truth Social, contradiz a Casa Branca, que negou ontem que o republicano tenha proposto retirar os palestinos permanentemente, e que seria apenas algo temporário.
A polêmica teve início após uma fala de Trump durante a visita do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu à Casa Branca. Na ocasião, Trump propôs que os EUA assumissem o controle do enclave, residência de mais de 1,5 milhão de palestinos. A ideia foi condenada por boa parte da comunidade internacional, com aliados e críticos do republicano, rejeitando a proposta.
+ Sugestão de Trump de "assumir" Gaza é criticada por líderes mundiais; veja repercussão
Na publicação desta quinta-feira (6), Trump afirmou que os palestinos serão "reassentados em comunidades muito mais seguras e bonitas" enquanto os "EUA, trabalhando com grandes equipes de desenvolvimento de todo o mundo, começariam lenta e cuidadosamente a construção do que se tornaria um dos maiores e mais espetaculares empreendimentos desse tipo na Terra".
Ainda segundo o presidente norte-americano, "nenhum soldado dos EUA seria necessário". "A estabilidade na região prevaleceria", completou.