Mapa Mundi: Maduro derruba opositores e aparece 13 vezes em cédula de votação na Venezuela
Giro internacional do SBT News também trata sobre guerra na Ucrânia, protestos na Argentina e 50 anos do fim da ditadura em Portugal
O Mapa Mundi desta sexta-feira (26) traz as últimas informações sobre as eleições na Venezuela. O atual presidente e candidato, Nicolás Maduro, derrubou cinco opositores e aparece 13 vezes na cédula de votação eleitoral. Em fala durante evento com aliados políticos, disse que dará "lição histórica" à direita no país. Hoje, a apresentação é da jornalista Lis Cappi, em Brasília.
Outro tema do programa é a série de manifestações na Argentina contra cortes na educação. O presidente Javier Milei é cobrado por mais verbas para universidades. O chefe do poder Executivo argentino comemorou anúncio de superávit após 16 anos de déficit, mas vem sendo alvo de protestos por demissões de servidores e redução de recursos públicos.
+ Candidato da oposição venezuelana diz que Brasil contribuiu para a formalização da candidatura
A Ucrânia ganha fôlego para combater a invasão da Rússia após os Estados Unidos aprovarem um pacote de ajuda ao país. O assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência da República do Brasil, Celso Amorim, participou de uma reunião do Conselho de Segurança russo, nesta quinta-feira (25), e defendeu a ascensão do sul global. Ele também afirmou que alianças militares levaram a guerras no passado. No entanto, o diplomata não citou nominalmente a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em seu discurso.
O Mapa Mundi também aborda a comemoração em Portugal sobre os 50 anos da Revolução dos Cravos, que pôs fim a uma ditadura no país.